Cicatriz de acne: qual o melhor tratamento?
A acne é um tipo de inflamação que acomete as glândulas sebáceas e os folículos pilossebáceos. Quando as células mortas se misturam com o sebo da derme, há a obstrução dos poros, motivos pelo qual os cravos e espinhas se formam. Sobretudo quando não há o acompanhamento e tratamento correto, há a formação da cicatriz de acne.
Com os poros obstruídos, há a formação de uma área propícia para o
surgimento de bactérias e inflamações. Elas geram
consequências visíveis na pele como a vermelhidão e inchaços, além de incômodos como dores e coceira. Por ser um problema que afeta a aparência, o paciente também pode sofrer com
aborrecimentos psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade e depressão.
As causas da acne são variadas. Uma das mais comuns é a alteração de hormônios, que faz com que o corpo produza mais testosterona e, com isso, mais sebo. Por isso, os cravos e espinhas costumam ser comuns na fase da adolescência. Outros fatores que contribuem para o surgimento da acne são: estresse, hábitos alimentares ruins, ovário policístico, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros.
Para saber a real causa da acne e quais as possibilidades de tratamento,
é importante consultar um(a) dermatologista o quanto antes. A intervenção correta previne que a cicatriz de acne se forme ou se torne mais difícil de tratar.
Cicatriz de acne: por que se formam?
A cicatriz de acne se forma principalmente quando o indivíduo tem o hábito de espremer ou apertar os cravos e espinhas. Isso faz com que a inflamação fique ainda mais irritada, e cria chances das bactérias se espalharem. Outro fator que tende a piorar a cicatriz de acne é a exposição solar sem a devida proteção, marcando a pele de forma permanente.
Geralmente,
quanto mais tempo a paciente demora para procurar tratamento adequado, maiores as chances das marcas aparecerem. Quando as espinhas não são tratadas de forma inicial, elas podem evoluir para nódulos ou pequenos cistos, que atravessam a superfície cutânea. Assim,
a inflamação pode descontinuar a produção de colágeno e elastina na região, gerando cicatrizes.
Os principais tipos de cicatriz de acne são:
- Atróficas: são aquelas que apresentam afundamentos na pele devido à perda de tecido;
- Hipertróficas: ao contrário das atróficas, essas são aquelas que ficam saltadas na derme, com aspecto aumentado e avermelhado. Porém, se restringem ao local da infecção.
- Quelóides: também são altos e avermelhados, mas têm a capacidade de se espalhar para além do local do trauma.
Qual o melhor tratamento para cicatriz de acne?
Assim como há diferentes tipos de cicatriz de acne, também há diversas possibilidades de tratamento. Conheça as principais e para quais casos são indicados.
Microagulhamento
Feito através de um processo robótico ou de um dermaroller (um rolo com várias microagulhas em sua superfície), o microagulhamento gera pequenas lesões na pele, controladas pelo(a) dermatologista. Esse processo faz com que a pele se regenere, além de estimular a produção de colágeno. Dessa forma, é indicada para tratar diversos tipos de afecções cutâneas, como cicatrizes de acne, sobretudo as atróficas.
Laser de CO2
Como o próprio nome sugere, é um tratamento que utiliza ondas de laser de CO2 capazes de eliminar manchas e cicatrizes, além de trazer maior firmeza para a pele. É indicada para tratar cicatrizes hipertróficas e atróficas, pois o procedimento ameniza a vermelhidão e reduz os pontos altos, melhorando o relevo da pele e renovando a derme.
Laser fracionado não ablativo
Diferentemente da técnica citada acima, o laser fracionado atua com feixes de luz que proporcionam a microcoagulação em profundidade na pele. Assim como o microagulhamento, essa técnica também provoca micro lesões. Essas lesões estimulam a renovação da pele, a partir do colágeno. É indicado para tratar cicatrizes atróficas, atuando na suavização de marcas e irregularidades na superfície da derme.
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento facial tem sido uma técnica bastante utilizada pela dermatologia por ser capaz de conferir diversos benefícios estéticos. O ácido hialurônico é uma das substâncias conhecidas pela capacidade de dar maior sustentação, além de estimular a produção de colágeno.
O preenchimento com o ácido hialurônico é uma técnica minimamente invasiva, capaz de restaurar o volume facial, definir os contornos faciais, além de suavizar marcas e linhas de expressão. Os resultados são eficazes e a técnica é indicada para renovação da área da pele na qual há cicatrizes profundas de acne.
Peelings
O peeling é um procedimento químico no qual aplica-se substâncias capazes de acelerar o processo de renovação da pele. Podem ser colocadas de forma superficial, média ou profunda, e são uma boa opção para melhorar o aspecto da derme. É preciso ter atenção no momento de escolher qual é o melhor tipo de peeling para o seu caso..
Apesar das indicações acima,
só é possível realizar um tratamento adequado para acne e suas possíveis cicatrizes quando há o acompanhamento com um profissional. O uso de alguns dermocosméticos sem indicação podem, inclusive, agravar o quadro acneico, provocando uma piora na inflamação e nas manchas.
Além disso, os tratamentos para cicatriz de acne só devem ser realizados por dermatologistas de confiança, utilizando técnicas, equipamentos e produtos de qualidade. Para saber mais sobre os cuidados com a pele, continue acompanhando o nosso
blog.
