7 benefícios do microagulhamento que vão renovar sua pele

Dra. Gláucia Labinas • 5 de abril de 2018
Os benefícios do microagulhamento – ou “terapia de indução de colágeno” – são típicos de um tratamento estético de amplo espectro, que é capaz de amenizar transtornos, como cicatrizes pós-cirúrgicas, acnes, manchas, rugas de expressão, tudo isso através da introdução de microagulhas que estimulam a produção de colágeno na pele.

O equipamento mais utilizado é conhecido como “dermaroller”, uma espécie de rolo contendo várias microagulhas em sua superfície, utilizadas por profissionais especializados, que, ao gerarem microlesões na pele, regeneram-na, estimulando a produção de colágeno – que é o que dá sustentação à pele e a sua aparência rejuvenescida.

Benefícios do microagulhamento

Os benefícios desse tipo de técnica podem ser resumidos em 7 resultados já comprovados por meio de inúmeros testes e pesquisas. Veja a seguir:

1. Redução de cicatrizes

Para a redução de cicatrizes o microagulhamento já é uma realidade! Dispositivos como o “dermaroller”, dermastamps” e “ dermapen” costumam oferecer resultados bastante satisfatórios com relação à diminuição dessas afecções cutâneas, como acnes, cicatrizes (exceto queloides), entre outros distúrbios.

2. Estimula a produção de colágeno

O colágeno possui a capacidade de unir ou ligar as células de todos os tecidos do corpo humano, conferindo-lhes resistência, brilho, firmeza e uma aparência saudável.

No entanto, com o passar do tempo (entre os 35 e 45 anos), essa produção vai diminuindo. E é aí que entram os benefícios do microagulhamento, na medida em que, ao penetrarem na pele, estimulam a produção do colágeno, ácido hialurônico, elastina, entre outras substâncias essenciais para a manutenção da pele nas melhores condições possíveis.

3. Facilita a absorção de produtos na pele

Esse é um resultado obtido com maior eficácia pelo método conhecido como “drug delivery”, que consiste na introdução de microagulhas a laser, que criam entradas naturais para a penetração, por exemplo, de produtos que nutrem a pele.

Geralmente, tem como objetivo facilitar a aplicação de substâncias terapêuticas durante tratamentos de manchas, acnes, estrias, cicatrizes, entre outros distúrbios da epiderme.

4. Combate as rugas

O microagulhamento tem como um dos seus benefícios a capacidade de diminuir a rugas de expressões ou disfarçar a quantidade delas.

Regiões dos olhos, boca, lábios e testa são as mais beneficiadas com essa técnica que, de certa forma, causa uma espécie de rejuvenescimento bastante visível da pele.

5. Diminui as manchas na epiderme

Outro benefício do microagulhamento tem relação com as manchas na pele — que para os adolescentes, em especial, se configura como um verdadeiro drama.

Com essas pequena introduções de agulhas, é possível diminuir a pigmentação característica das manchas do melasma, por exemplo, que só as microagulhas podem alcançar.

6. Ajuda a combater estrias

Um profissional experiente e capacitado geralmente utiliza agulhas com maiores dimensões (como as de 2 e 3 mm, especialmente para dermatologistas).

Estes equipamentos, utilizados de forma correta, ajudam a produzir colágeno e elastina, criando condições melhores para que a pele absorva os medicamentos que combatem até 80% desse transtorno.

7. Angiogênese

Por fim, a capacidade que as microagulhas têm de descobrir novos vasos sanguíneos e, com isso, criar uma espécie de vasodilatação que, entre outras coisas, diminui a possibilidade de varizes e demais problemas circulatórios, pela simples oxigenação e melhor absorção de nutrientes pela epiderme.

O que você achou deste artigo? Fique à vontade para contribuir com outras informações. Deixe seu comentário e compartilhe o texto em suas redes sociais.
minoxidil oral
Por Gláucia Labinas 27 de agosto de 2025
Descubra como o minoxidil oral atua no tratamento da queda de cabelo e saiba quem pode se beneficiar desse medicamento com segurança e eficácia.
cremes com exossomas e PDRN
Por Gláucia Labinas 20 de agosto de 2025
Saiba como os cremes com exossomas e PDRN estão revolucionando a dermatologia regenerativa e promovendo uma pele mais saudável, jovem e equilibrada.
moda da beleza minimalista com poucos produtos
Por Gláucia Labinas 15 de maio de 2025
O que é a tendência da beleza minimalista? Descubra como ela pode transformar sua rotina de cuidados com a pele, oferecendo praticidade e eficácia.
beleza sustentável
Por Gláucia Labinas 8 de maio de 2025
Como adotar uma rotina de beleza sustentável, reduzindo o impacto ambiental sem comprometer a saúde da pele? Veja dicas e alternativas eficazes!
tratamento axilas escuras
Por Gláucia Labinas 4 de março de 2025
Descubra as principais causas das axilas escuras e os tratamentos mais eficazes para clarear a pele, melhorar a autoestima e cuidar da saúde.
depilação a laser em quem tem melasma
Por Gláucia Labinas 20 de fevereiro de 2025
Quem tem melasma pode fazer depilação a laser? Saiba mais sobre cuidados, contraindicações e tratamentos seguros para a pele com melasma.
mmp capilar
Por Gláucia Labinas 21 de janeiro de 2025
Descubra como o MMP capilar combate a queda de cabelo. Entenda o procedimento, benefícios e quem pode se beneficiar desse tratamento inovador.
queratose pilar
Por Gláucia Labinas 7 de janeiro de 2025
Queratose pilar: entenda o que causa, como tratar e muito mais sobre essa condição.
flacidez nas coxas
Por Gláucia Labinas 11 de novembro de 2024
Se a flacidez nas coxas é uma preocupação para você, conheça as causas e os tratamentos mais eficazes para recuperar a firmeza da pele e melhorar sua autoestima.
retirada de verruga
Por Gláucia Labinas 4 de novembro de 2024
Retirada de verruga: conheça o procedimento, as técnicas, cuidados e quando procurar um dermatologista.
Show More