Fios de sustentação no rosto para levantar o olhar
Há alguns anos atrás, a única forma de rejuvenescimento facial era por meio das operações plásticas. Porém, com os avanços da medicina, surgiram diversos procedimentos alternativos, como os fios de sustentação no rosto e o lifting facial sem cirurgia.
As duas técnicas têm como principal objetivo o rejuvenescimento facial
através de métodos seguros e com um menor tempo de recuperação.
Nesse post, vamos focar nos fios de sustentação no rosto. Veja como o procedimento é realizado, qual é a sua duração e para quais casos é indicado.
Os fios de sustentação no rosto
Utilizados para o tratamento de flacidez e marcas de expressão na pele, os fios de sustentação facial consistem em suturas feitas de material biocompatível e absorvível pelo organismo. Eles são capazes de suspender a derme, promovendo um efeito de lifting no rosto.
Além da sustentação,
os fios também estimulam a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e retardando os sinais de envelhecimento de forma contínua e progressiva.
Tipos de fios
Existem dois tipos de fios de sustentação para o rosto disponíveis no mercado. Eles são compostos por:
- Polidioxanona: também conhecido pela sigla PDO, consiste em fios sintéticos e absorvíveis pela pele, que estimulam a produção de colágeno.
- Ácido polilático: trata-se do mesmo material usado na técnica do Sculptra, sendo um bioestimulador conhecido para o rejuvenescimento facial. São compostos de uma ou duas agulhas e contam com uma tecnologia em cone, o que faz com que os fios não saiam do lugar.
Como é feito o procedimento?
O procedimento é realizado em um consultório, com anestesia local. O cirurgião começa com pequenas incisões na pele do paciente, por meio das quais inserem-se os filamentos (Geralmente, de 4 a 8, variando de acordo com a flacidez da região).
Após o posicionamento dos fios, há o corte das pontas. Isso é feito para que elas fiquem por baixo da derme.
As incisões são praticamente imperceptíveis, não havendo a necessidade de sutura, pois elas tendem a cicatrizar naturalmente.
Durante os primeiros dias após a operação, o paciente pode sentir pequenos incômodos na região. As compressas de gelo são indicadas para tratar o inchaço, além do uso de protetor solar para evitar manchas na pele.
Os efeitos iniciais podem ser notados logo após o procedimento, porém o resultado final é atingido em cerca de 40 ou 60 dias.
Quanto tempo dura?
Dependendo do organismo do paciente e do material utilizado no procedimento, os fios de sustentação no rosto duram, em média, 2 anos. É importante lembrar que os efeitos não são permanentes pois a técnica é realizada a partir de material biocompatível, que será absorvido pelo organismo ao longo do tempo.
Então, para manter os efeitos rejuvenescedores, é importante que o procedimento seja renovado de acordo com as recomendações do dermatologista.
Para quem é indicado?
A aplicação de fios de sustentação facial é indicada principalmente para pacientes em idade avançada e que apresentem efeitos moderados do envelhecimento na pele.
É também recomendada para pessoas que buscam o rejuvenescimento facial, mas
não querem passar por uma cirurgia ou desejam um
processo de recuperação mais rápido.
Como ajuda a levantar o olhar?
Os fios de sustentação no rosto, quando posicionados de forma adequada, ajudam a levantar o olhar por conta do efeito de tração. É como um lifting, porém mais sutil, no qual a pele ao redor dos olhos é elevada por meio da implantação dos filamentos em pontos de ancoragem específicos.
Agora que você já conhece o procedimento e sabe quais são as suas vantagens, não deixe de
consultar um especialista. Apenas um dermatologista poderá indicar qual é a melhor opção para atender às suas expectativas de rejuvenescimento facial.