Luz Intensa Pulsada: o que é e no que auxilia?

Gláucia Labinas • mar. 15, 2022

Existem diversos tratamentos estéticos capazes de rejuvenescer a pele e corrigir aqueles defeitos que, apesar de pequenos, nos incomodam muito. Entre as opções está a Luz Intensa Pulsada que caiu nas graças de muita gente nos últimos anos.

Se você está buscando um tratamento eficaz para melhorar o aspecto de sua pele, então leia este texto para descobrir os benefícios dessa tecnologia.

Luz Intensa Pulsada (LIP): o que é e no que auxilia?

A Luz Intensa Pulsada é um tratamento estético que utiliza uma luz de amplo comprimento de onda emitida por um aparelho. Dessa forma, a luz atinge dois níveis da pele, a superficial e a profunda.

Por meio de diferentes filtros que bloqueiam a emissão das ondas mais curtas é possível aumentar ou diminuir a profundidade de penetração da luz na pele.

A partir desses feixes de luz que são direcionados a pontos específicos da pele, o tratamento é capaz de reduzir manchas senis, cicatrizes de acne e melanoses solares, por exemplo.

Isso porque os feixes de luz agem sobre os pigmentos fazendo com que eles evaporem. Além disso, a LIP também estimula a produção de colágeno, que é a proteína responsável pela elasticidade e firmeza. Sendo assim, o tratamento auxilia nos seguintes aspectos:

• Diminuição de manchas;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Melhora na textura da pele;
  • Redução da secreção de sebo;
  • Melhora da elasticidade da pele;
  • Redução dos microvasos, vermelhidão e rubor;
  • Melhora na aparência de rugas finas e grossas.

Vale ressaltar que para obter todos esses benefícios, recomenda-se um número mínimo de sessões. A remoção de manchas, por exemplo, é mais eficaz com quatro sessões.

Já o rejuvenescimento demanda mais tempo, em torno de seis sessões, pois é preciso estimular as células que produzem o colágeno.

Contudo, os resultados começam a aparecer desde a primeira sessão.

Luz Intensa Pulsada (LIP): existem contraindicações?

Apesar de seus benefícios, o tratamento com Luz Intensa Pulsada não pode ser utilizado em todas as pessoas. Confira abaixo os casos em que a LIP não é recomendada:

• Gestantes;
  • Tatuagem no local do tratamento;
  • Pessoas sensíveis à radiação solar;
  • Pacientes com epilepsia fotossensível;
  • Presença de manchas que podem levantar suspeita de câncer de pele;
  • Pacientes com problemas de cicatrização causados por doenças como o Diabetes Mellitus;
  • Pessoas com bronzeamento natural ou artificial até quatro semanas antes do tratamento;
  • Presença de doenças relacionadas à fotossensibilidade, como urticária solar, porfiria, lúpus, erupção polimorfa à luz , etc;
  • Uso de medicamentos que causam fotossensibilidade, como remédios para diabetes e arritmia cardíaca, antibióticos à base de eritromicina e anti-histamínicos à base de benzofenona e prometazina.

Lembrando que apenas um profissional treinado é capaz de aplicar a técnica e avaliar se o paciente está apto a receber o tratamento.

Quer saber se você pode se beneficiar com a Luz Intensa Pulsada? Então agende a sua consulta!