Conheça a diferença entre Luz Pulsada e Laser!
O mercado estético brasileiro ocupa a terceira posição global de consumo. E a procura por rejuvenescimento de pele faz parte da população desse setor. Inclusive, porque conta com diversos tratamentos e tecnologias, como a luz pulsada e o laser.
Ambas têm aplicações e indicações variadas, mas, em comum estão a segurança e os resultados eficazes. É sobre isso que vamos tratar ao longo deste post.
Se você não sabe qual é a diferença entre luz pulsada e laser, vamos mostrar cada uma delas nos tópicos abaixo. Confira!
Luz Pulsada x laser: quais as diferenças?
Luz pulsada x laser: essa é uma distinção que vale a pena conhecer para identificar as melhores soluções para cada tipo de tratamento. Siga conosco!
Luz Intensa Pulsada (LIP)
A tecnologia funciona por meio da emissão de feixes de luzes policromáticas — funcionam como ondas de intensidades variadas — causando a sensação de calor local da região tratada.
No geral, a Luz Intensa Pulsada é considerada para o tratamento de rugas finas, vasos faciais, rosácea, olheiras e manchas solares.
Mas também é aplicada em depilações e para a remoção de tatuagens. Entre os benefícios de sua aplicação, podemos destacar:
- rejuvenescimento da pele;
- melhora dos sintomas (como vermelhidão ou rubor);
- maior atividade dos fibroblastos;
- redução das rugas (finas e grossas);
- menos secreção de sebo;
- maior elasticidade da pele.
Laser
Por sua vez, o laser é uma técnica mais popular no mercado e direcionada para o tratamento de dermatoses. Assim, seu médico especialista consegue atuar em focos específicos, como a melanina, água ou hemoglobina.
Veja, abaixo, os tipos de lasers mais aplicados no tratamento estético:
- laser de CO2, usado para causar a vaporização controlada da pele, produzindo mais colágeno;
- lasers vasculares, mais usados para remover vasos cutâneos superficiais;
- laser de diodo: popular na remoção de pelos;
- laser de Erbium, que tem atuação similar ao laser de CO2;
- lasers Q-Switched, muito comum no tratamento de lesões pigmentadas (sendo diferencial na remoção de manchas e tatuagens, por exemplo).
A duração do procedimento varia. Isso tudo é decidido a partir de uma consulta com o seu médico especialista, que leva em consideração as características e condições de cada paciente.
É normal, inclusive, que o laser deixe alguns sinais após realizado o procedimento. A pele pode assumir um tom rosado temporariamente e também inchaço local.
Até por isso, a grande diferença entre laser e luz pulsada é o grau de agressão à pele. Embora seja passageiro e cause pouco desconforto, o laser ainda possui mais características de presença em comparação com a Luz Intensa Pulsada.
Qual é o melhor método para mim?
Independentemente de ter o laser ou a luz pulsada como o melhor tratamento para o seu caso, vale reforçar: ambos são excelentes métodos.
São seguros, eficientes e têm múltiplas aplicações. Até por isso, a decisão vai partir do seu dermatologista para executar a melhor abordagem e estratégia de tratamento.
Tudo isso, é claro, sendo colocado em alinhamento com os seus próprios objetivos. Afinal de contas, pode-se até mesmo compor um tratamento que aplique a associação dos dois métodos.
E uma vez que o paciente tem participação na decisão sobre o tratamento — definindo a escolha entre laser e luz pulsada —, temos um convite:
acesse a nossa Central Educativa e fique por dentro de todos os outros conteúdos que podem agregar mais conhecimento sobre o seu bem-estar, qualidade de vida e a sua saúde!