Mitos e verdades sobre acne

Dra. Gláucia Labinas • 11 de novembro de 2020

A acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem por conta da inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Isso ocorre devido à presença de sebo e células mortas.



Embora a condição seja extremamente comum, muita gente tem dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre acne. Confira!

Pessoas com cabelo oleoso têm maior predisposição à acne

Verdade. Quem tem cabelo oleoso geralmente também tem a pele do rosto oleosa, um dos principais fatores para o surgimento da acne.

Chocolate causa acne

Mito. Na verdade, o que causa acne é o excesso de açúcar. Nesse sentido, alguns tipos de chocolate podem piorar o quadro, bem como whey protein e alimentos com alto teor glicêmico, como massas. A dica é dar preferência ao chocolate com pelo menos 70% de cacau.

A acne é uma doença contagiosa

Mito. A acne não é transmitida pelo contato, não sendo, portanto, uma doença contagiosa.

Toda pessoa com acne desenvolve espinha

Mito. A acne possui diferentes graus e tipos de manifestação. Assim, o paciente pode desenvolver espinha ou outras formas de acne, como cravos, nódulos, pústulas, cistos ou até úlceras.

O uso de anticoncepcional pode interferir no quadro

Verdade. Alguns medicamentos anticoncepcionais podem agir positivamente no quadro, ajudando na prevenção da acne, enquanto outros podem agravar as lesões.

A cicatriz deixada pela acne não pode ser tratada

Mito. Existem diversos tratamentos dermatológicos para amenizar as marcas deixadas pela acne, como peelings químicos, laser, microagulhamento e entre outros.

Todos os tratamentos para acne são iguais

Mito. O tratamento varia conforme a causa da acne, que pode ser hormonal, genética, devido ao uso de maquiagem ou ao hábito de não removê-la corretamente, uso de medicamentos, alimentação, uso inadequado de determinados produtos para a pele, dentre outros fatores.

A acne é um problema que atinge apenas adolescentes

Mito. Embora mais comum na adolescência devido às oscilações hormonais, a acne também pode aparecer em peles maduras, principalmente nas mulheres adultas.

A limpeza de pele pode ajudar a amenizar o quadro

Verdade. A realização do procedimento de limpeza de pele é feita por um profissional especializado. Fazê-la conforme a indicação do dermatologista, após avaliação da pele, auxilia no controle da acne e na manutenção dos poros do paciente.

O peeling químico está entre as opções de tratamento

Verdade. O peeling químico destrói as camadas cutâneas superficiais, causando posteriormente a regeneração da pele. Alguns agentes usados neste procedimento são o ácido salicílico e o ácido glicólico.

O uso de cosméticos pode causar acne

Verdade. O uso excessivo ou inadequado de cosméticos pode causar ou piorar a acne, sobretudo os cosméticos que aumentam a oleosidade da pele.

Condições emocionais, como estresse, podem interferir no quadro

Verdade. O estresse é uma das causas mais importantes da acne, pois ele afeta o sistema imunológico e o equilíbrio hormonal do paciente.

Alguns medicamentos podem causar acne

Verdade. Medicamentos como corticoides e vitaminas do complexo B podem causar ou piorar o quadro.


Por fim, lembre-se de que, antes de realizar qualquer tratamento para acne, é fundamental consultar um dermatologista para que você receba uma análise individualizada sobre o seu quadro e esclareça maiores dúvidas.


Para mais informações sobre cuidados com a pele, acesse nossa Central Educativa!

minoxidil oral
Por Gláucia Labinas 27 de agosto de 2025
Descubra como o minoxidil oral atua no tratamento da queda de cabelo e saiba quem pode se beneficiar desse medicamento com segurança e eficácia.
cremes com exossomas e PDRN
Por Gláucia Labinas 20 de agosto de 2025
Saiba como os cremes com exossomas e PDRN estão revolucionando a dermatologia regenerativa e promovendo uma pele mais saudável, jovem e equilibrada.
moda da beleza minimalista com poucos produtos
Por Gláucia Labinas 15 de maio de 2025
O que é a tendência da beleza minimalista? Descubra como ela pode transformar sua rotina de cuidados com a pele, oferecendo praticidade e eficácia.
beleza sustentável
Por Gláucia Labinas 8 de maio de 2025
Como adotar uma rotina de beleza sustentável, reduzindo o impacto ambiental sem comprometer a saúde da pele? Veja dicas e alternativas eficazes!
tratamento axilas escuras
Por Gláucia Labinas 4 de março de 2025
Descubra as principais causas das axilas escuras e os tratamentos mais eficazes para clarear a pele, melhorar a autoestima e cuidar da saúde.
depilação a laser em quem tem melasma
Por Gláucia Labinas 20 de fevereiro de 2025
Quem tem melasma pode fazer depilação a laser? Saiba mais sobre cuidados, contraindicações e tratamentos seguros para a pele com melasma.
mmp capilar
Por Gláucia Labinas 21 de janeiro de 2025
Descubra como o MMP capilar combate a queda de cabelo. Entenda o procedimento, benefícios e quem pode se beneficiar desse tratamento inovador.
queratose pilar
Por Gláucia Labinas 7 de janeiro de 2025
Queratose pilar: entenda o que causa, como tratar e muito mais sobre essa condição.
flacidez nas coxas
Por Gláucia Labinas 11 de novembro de 2024
Se a flacidez nas coxas é uma preocupação para você, conheça as causas e os tratamentos mais eficazes para recuperar a firmeza da pele e melhorar sua autoestima.
retirada de verruga
Por Gláucia Labinas 4 de novembro de 2024
Retirada de verruga: conheça o procedimento, as técnicas, cuidados e quando procurar um dermatologista.
Show More