Dermatite atópica: tratamento e cuidados com a pele

Dra. Gláucia Labinas • out. 23, 2020

A dermatite atópica é uma doença cutânea, crônica e genética, caracterizada pela presença de erupções, com pele seca, formação de crostas, vermelhidão e intensa coceira.

Trata-se de um dos tipos mais comuns de alergia de pele. Geralmente a doença se manifesta nas dobras dos braços e na região posterior do joelho. Além disso, pode estar associada a outras condições clínicas, como asma ou rinite alérgica.

A seguir, vamos explicar como funciona o tratamento para dermatite atópica e alguns cuidados importantes que ajudam no controle dos sintomas. Confira!

Qual o tratamento mais adequado?

O tratamento para dermatite atópica visa ao controle da coceira, à diminuição da inflamação na pele e à redução das recorrências. É importante ter em mente que o tratamento mais adequado depende de uma avaliação médica, que deve ser feita por um dermatologista.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de produtos tópicos, como os emolientes. Em casos de crises agudas ou recorrências, o médico pode indicar pomadas à base de corticóide específicas para dermatite atópica.

Dependendo da gravidade, medicações orais também podem ser receitadas pelo profissional, como antibióticos, corticóides e anti-histamínicos.

Em outros casos, o tratamento com fototerapia também pode ser indicado. Trata-se de um procedimento com raios ultravioleta, que ajuda a controlar a reação alérgica da pele em quadros mais graves.

Contudo, a fototerapia costuma ser indicada apenas em casos muito específicos, devido aos riscos envolvidos, como envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Por isso, para saber qual é o tratamento mais adequado, é necessário consultar um médico, que avaliará as características do paciente e do quadro clínico a fim de indicar um análise de cada caso de forma personalizada e assertiva.

Existem cuidados específicos?

Além do tratamento individualizado, é importante que o paciente com dermatite atópica tome alguns cuidados com a pele. Assim, é possível evitar ou amenizar as crises de alergia cutânea. Veja alguns cuidados essenciais:

• manter a pele sempre muito bem hidratada com uso de cremes prescritos por um médico;
  • usar os cremes hidratantes diariamente, não somente nos momentos de crise, e várias vezes ao dia para evitar o ressecamento da pele;
  • evitar banhos demorados e quentes (inclusive no inverno), dando preferência à água fria ou morna;
  • utilizar sabonetes sintéticos, antirressecamento e suaves, como os sabonetes para bebês, pois eles irritam menos a pele;
  • usar pouco sabonete no banho (mesmo que seja utilizado o sabonete adequado), sem esfregar o corpo com buchas ou esponjas;
  • evitar contato com alérgenos, como poeira, ácaros, pólen, mofo, produtos de limpeza, perfumes, tabaco e demais fatores que podem desencadear uma crise – sobretudo se o paciente tiver histórico pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou sinusite.

Vale lembrar que a dermatite atópica é uma doença que exige cuidados contínuos. Por isso, não deixe de fazer um acompanhamento médico para monitorar a evolução do quadro e siga os cuidados da forma correta, diariamente, para que a doença seja bem controlada.

Para mais informações sobre cuidados com a pele, confira outros artigos em nossa Central Educativa!