Vermelhidão na pele? Saiba o que é Rosácea

Gláucia Labinas • jan. 11, 2023

Procurar saber o que é rosácea pode ajudar a identificar manchas e colorações incomuns na pele. Isso porque essa condição caracteriza-se, justamente, pelo surgimento de vermelhidão no rosto.

A doença pode ser incômoda e afetar a autoestima. Então, se esse é o seu caso ou apenas deseja esclarecer uma curiosidade sobre o tema, vale conhecer um pouco mais a fundo.

Para tanto, prossiga com a leitura. Ao longo desse conteúdo você descobrirá quais são as causas e como o diagnóstico dessa enfermidade é feito! Vamos lá?

O que é Rosácea?

Rosácea é um tipo de problema que costuma surgir em pessoas com idade entre 30 e 50 anos. Homens estão propensos a desenvolver o tipo mais grave. Enquanto que, mulheres brancas com olhos claros, são mais suscetíveis ao aparecimento dessa condição na forma mais branda.

Ela se caracteriza pelo surgimento de vermelhidão na pele do centro do rosto. Essa mancha pode se estender para o queixo, bochechas e até mesmo olhos.

É comum que, na parte afetada, os pacientes sintam sensibilidade e ardência. Além disso, a manifestação pode variar. Dentro os sintomas mais comuns, estão: inchaço, dilatação dos vasos, pústulas (com ou sem pus) e, em casos mais graves, alterações fimatosas (aumento do volume desproporcional do nariz).

Também não é incomum que vários tipos da doença apareçam ao mesmo tempo. Por exemplo, a pessoa pode ser afetada com rosácea pápulo-pustulosa (vermelhidão do rosto associado a bolhas ou espinhas) e a ocular (olhos vermelhos e irritados, semelhante à conjuntivite).

Em todos os casos, não há perigo de contágio e não há cura. Entretanto, a ciência evoluiu bastante nos últimos tempos e já existem tratamentos altamente eficazes, capazes de controlar de forma significativa os avanços de seus sintomas adversos.

Quais são as causas da doença?

A medicina ainda não conseguiu definir quais são as causas da condição. Contudo, acredita-se que determinados fatores possam agir no sentido de predispor a pessoa em relação ao aparecimento desta enfermidade.

Nesse sentido, além da predisposição genética (caucasianos e descendentes europeus), os seguintes fatores podem estar envolvidos:

•  Hereditariedade;
  • Exposição a raios ultravioletas;
  • Anomalias no sistema imunológico e vascular;
  • Quadros graves de inflamação ocasionados por microrganismos;
  • Alterações emocionais e hormonais.

Ainda, vale mencionar, mudanças bruscas de temperatura, raios solares e consumo de bebidas e/ou alimentos quentes e picantes, também podem agravar os sintomas.

Como é feito o diagnóstico?

Referente ao diagnóstico, ele é feito pelo dermatologista a partir de uma análise clínica e exames físicos.

Isso significa que o médico reúne informações sobre o estilo de vida do paciente, histórico da família e avalia os sintomas e a pele.

A biópsia também pode ser solicitada a fim de afastar a possibilidade de outras doenças ou para obter uma confirmação do tipo de rosácea que a pessoa fora acometido.

Há tratamentos para cada tipo da condição, como a administração de remédios orais, cirurgias e aplicação de laser. É o médico quem deve indicar qual medida deve ser tomada, de acordo com o grau de gravidade e com a forma de manifestação da enfermidade.

Caso perceba o surgimento de vermelhidão no rosto ou a alteração no aspecto do seu corpo, é importante procurar um dermatologista.

Não espere que a doença se torne mais grave para procurar ajudar. Quanto antes obtiver um diagnóstico, mais tranquilo você se sentirá.

Notou algo de diferente? Então agende uma consulta com a Dra. Gláucia Labinas e cuide da sua saúde com uma profissional referência na área!