Entenda quando é indicado e para que serve o Roacutan

Dra. Gláucia Labinas • mar. 20, 2020
A acne é uma condição de pele causada pela produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Isso faz com que haja a obstrução do folículo piloso, incentivando a proliferação da bactéria conhecida como Propionibacterium acnes.

O problema é muito comum na adolescência, mas também pode surgir na fase adulta, principalmente em mulheres. Segundo a pesquisa Perfil das Consultas Dermatológicas no Brasil, a acne é a principal causa da procura por dermatologistas no país.

Apesar de não causar sintomas significativos, a acne pode gerar insegurança e baixa autoestima. Isso torna necessário realizar um tratamento que reduza a sua incidência e minimize a aparência.

Nesse cenário, o Roacutan é um medicamento conhecido contra a acne. Você já ouviu falar e para que serve? Trata-se de uma medicação indicada há mais de 30 anos no Brasil e considerada extremamente segura - quando bem prescrita e conduzida por um dermatologista habilitado.

Conheça o que é Roacutan, para que serve, quais suas contraindicações e se qualquer pessoa pode se candidatar ao uso. Boa leitura!

Roacutan: o que é e para que serve?

O Roacutan é uma medicação derivada da vitamina A cuja ação, quando em dosagem alta em sua forma ISO, atua como supressora da produção de sebo. Por este motivo, ele é considerado um dos fármacos mais potentes para o tratamento de acne.

Um dos seus diferenciais é a capacidade de atuar nos 4 pilares da acne:

1. Seborréia , que é o excesso da produção de sebo;
  2. Inflamação ;
  3. Comedogênese , nome do processo de formação de comedões, popularmente conhecidos como cravos;
  4. Infecção pela bactéria.

Embora o Roacutan não seja um antibiótico, ele consegue tratar a bactéria porque muda de tal forma o PH e a composição do sebo da pele que ela pára de se desenvolver e agir na região.

Outro detalhe interessante sobre o Roacutan é que se trata da única medicação disponível no mercado que consegue tratar de forma isolada todos os pilares da acne. Logo, oferece uma maior potência e durabilidade do tratamento ao longo da vida, podendo levar a cura definitiva do problema.

Apesar de eficiente, ele pode causar efeitos colaterais, assim como grande parte dos medicamentos. Logo, é essencial que seja indicado por um dermatologista e que seja feito um acompanhamento ao longo de todo o tratamento.

Além da acne, o Roacutan pode ser indicado para tratar rosácea, uma doença vascular inflamatória crônica que afeta principalmente mulheres.

Para quem o Roacutan é indicado?

Por se tratar de um medicamento forte, é indicado principalmente para pacientes que sofrem de acnes graves, ou seja, que estão em grau 4 ou acima. Esta forma é chamada de acne cística, que se caracteriza por lesões inflamadas e doloridas na pele, bem como a presença de pequenos nódulos e cistos.

Em casos nos quais o paciente não possui acne grave, mas não obteve melhora na aparência ao realizar os demais tipos de tratamento, incluindo medicamentos oral e tópico, o Roacutan também costuma ser recomendado.

Logo, as principais indicações do remédio são:

• Acne resistente e que não melhora com nenhuma outra terapia;
  • Acne severa e que está levando ao surgimento de cicatrizes ;
  • Pessoas com problemas psicossociais causado pela aparência estética .

Antes de indicar o Roacutan, o paciente deve passar por uma série de exames. Isso porque existem contraindicações importantes para o remédio devido aos efeitos colaterais que ele gera. Inclusive, ao longo do tratamento, eles devem ser refeitos periodicamente a fim de garantir que não há prejuízos à saúde.

O medicamento possui efeitos colaterais e contraindicações?

O principal efeito colateral do Roacutan é o ressecamento de lábios. Ele afeta aproximadamente 100% dos pacientes. Esse sintoma também pode surgir em outras mucosas, como:

1. Nariz;
  2. Ocular;
  3. Genital.

Outro efeito comum é o aumento transitório do colesterol e triglicérides. Inclusive, a maior importância de realizar os exames periódicos de sangue é justamente para monitorar esses níveis.

Outras consequências que podem ocorrer em menor frequência são:

• Fotossensibilidade;
  • Coceira;
  • Sangramento no nariz;
  • Alteração na função do fígado;
  • Dor muscular, principalmente após a prática de atividade física.

Devido a esses efeitos colaterais, o medicamento é contraindicado para pessoas que tenham:

1. Níveis muito elevados de colesterol e triglicérides;
  2. Problemas hepáticos, já que parte da medicação é metabolizada pelo fígado.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não podem adotar o tratamento com Roacutan. Apesar do medicamento ser teratogênico, ou seja, não abortivo, ele causa malformação fetal.

Desta forma, ele não pode ser administrado durante a gestação e a mulher não pode engravidar após 1 a 3 meses do término do tratamento, pois ainda estará sob efeito do medicamento.

Quanto tempo demora para os resultados aparecerem?

Como o Roacutan é uma medicação que age com dose acumulada no corpo, demora um pouco para começar a fazer efeito. Além disso, ele atua estimulando a pele a expelir o excesso de sebo existente nas glândulas sebáceas, o que pode levar a um pequeno agravamento da acne no início do tratamento.

Porém, após 30 a 40 dias , o quadro começa a se estabilizar e é possível notar uma melhora substancial na aparência da pele.

Cerca de 40% dos pacientes apresentam cura definitiva da acne após aproximadamente 15 a 20 semanas de tratamento. Além disso, cerca de 90% das pessoas ficam satisfeitas com os resultados do medicamento .

O tempo de tratamento e a dose utilizada vai depender principalmente do peso do paciente e da gravidade da acne.

Procure orientação médica!

O Roacutan é um medicamento eficiente no tratamento da acne. Porém, devido aos efeitos colaterais significativos, principalmente o  aumento nas taxas de colesterol e triglicérides, a automedicação deve ser evitada.

Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve realizar uma consulta, a fim de realizar os exames necessários. Após 30 dias do início do tratamento, é preciso retornar, pois é nesse período que grande parte dos efeitos colaterais ocorrem.

Em seguida, o acompanhamento deve ser feito mensalmente ou a cada dois meses, variando de acordo com o caso.

Gostou do material?  Agende uma consulta  e faça uma avaliação da sua acne!